-->

Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Como saber se tenho direito ao PIS

Compartilhe!

Inicialmente, o direito ao abono do PIS (para funcionários de empresa privada) ou PASEP (funcionários públicos) se dá após, pelo menos, 5 anos de cadastro junto ao programa. Ou seja, o trabalhador que teve sua carteira assinada ou vínculo formal empregatício a partir de 2013 terá direito ao abono no ano de 2018, se cumprir alguns outros requisitos

É importante lembrar que o documento que informa o vínculo empregatício chamado de RAIS (Relação Anual de Informações Social) é enviado pelas empresas, sempre no mês de março, e refere-se ao ano anterior. 

Por isso é comum as pessoas possuírem 5 anos de emprego, mas não terem o abono liberado. Logo, a informação do vínculo em 2005 só terá sido computada em 2006. Neste caso, o abono só estará disponível entre dezembro e junho. Assim também ocorre quando a empresa envia a RAIS fora do prazo.

O direito ao abono PIS/PASEP só será devido a quem tiver trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior e não tiver recebido remuneração média superior a dois salários mínimos mensais. Para saber se tenho direito ao PIS, basta ligar para 0800.726.0101.

Como saber se tenho direito ao PIS
Como saber se tenho direito ao PIS - Link: https://querosaber-querosaber.blogspot.com/2011/05/como-saber-se-tenho-direito-ao-pis.html

J
á o funcionário público deverá entrar em contato com o Banco do Brasil, gestor do PASEP, pelo telefone 0800.729.0722.


Será necessário informar o número do PIS/PASEP ou CPF e confirmar alguns dados como data de nascimento e filiação, para que o atendente possa dizer se o abono está disponível ou não.

O trabalhador inscrito no PIS que possuir o cartão cidadão poderá sacar seu abono em lotéricas, agências e caixas eletrônicos Caixa.

Algumas empresas realizam convênios com os bancos para efetuarem o pagamento do abono juntamente com a folha de pagamento da empresa, evitando assim que os funcionários precisem se ausentar do trabalho para enfrentarem longas filas em bancos.

41 comentários:

  1. se o contribuinte autonomo tem direito ao abono do pis (cabeleireira contribuinte com o codigo1163) eliane

    ResponderExcluir
  2. meu primeiro registro é março de 2008 tenhu direito esse ano

    ResponderExcluir
  3. Deisiane Hernandes Meu primeiro registro foi janeiro de 2008 tenho direito de recebe o pis esse ano

    ResponderExcluir
  4. MINHA PRIMEIRA ASSINATURA FOI EM DEZENBRO DE 2007 TENHO DIREITO

    ResponderExcluir
  5. sou agente comunitaria na cidade de ribeirao preto,e nosso sálario não atinge os dois mínimos.aconteceu que algumas agentes receberam o abono do Pasep integral;outras receberam os juros variados e outras não receberam nem um centavo que foi o meu caso.gostaria de entender o por quê se os nossos salários e descontos são iguais.espero por respostas.desde já agradece a atenção

    ResponderExcluir
  6. meu nome é Anderson meu primeiro registro é de dezembro de 2006 eu tenho direito ao pis esse ano?

    ResponderExcluir
  7. ysmael da silva cardoso24 de janeiro de 2013 às 12:32

    sera que vou ter direito ao pis,pos meus patroes sempre diz que nao.eu queria saber pos eu preciso>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos anos você tem de carteira assinada ? Recebe até dois salários mínimos.

      Excluir
    2. na verdade vc ter q ver quantos anos vc tem de pis apartir de 5 anos de cadstro no pis e pelo menos 30 dias de carteira assinada vc tem direito a receber

      Excluir
  8. eu qero saber se tenho direito ao pis pos meus patroes sempre dis que nao tenho direito ainda

    ResponderExcluir
  9. Posso ajudar. Verifico junto a caixa se voce tem direito ao abono/PIS. Preciso somente do numero do pis e data de nascimento. beatriz00@ig.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. meu primeiro registro foi 2009 tenho direito esse ano douglasface@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta eu queria saber a msm coisa eu tirei minha carteira de trabalho em 2006 e só fui registrado na empresa em 2009 ?

      Excluir
    2. Não para ter direito ao Pis esse ano , o trabalhador deve ter pelo menos 5 anos de carteira assinada. Ou seja (2013 - 2009), da só quatro anos de carteira assinada. Comigo também é a mesma coisa a minha carteira só foi assinada em 2009 e só posso receber o pis em 2014 pois vou ter 5 anos de carteira assinada.

      Excluir
  11. Meu primeiro registro foi em 2008 tenho direito
    Iresferreira123@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, para ter direito ao Pis esse ano , o trabalhador deve ter pelo menos 5 anos de carteira assinada.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. TRABALHEI DURANTE SEIS ANOS EM UMA EMPRESA E PEGUEI O PIS,DEPOIS FIQUEI DESEMPREGADA DURANTE 6 ANOS E AGORA COMECEI A TRABALHAR E TENHO 5 MESES NESSA EMPRESA GOSTARIA DE SABER SE PEGO O PIS ESSE ANO?
    MINHA DATA DE NASCIMENTO É 16/08. AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem direito sim. Não importa se você ja pegou o PIS anteriormente, ou mudo de empresa, o que importa é quanto tempo você tem de carteira assinada e se recebe até 2 salários mínimos.

      Excluir
  14. meu marido faleceu tenho direito de receber o pis dele

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber se tenho direito de receber o pis do meu marido , ele faleceu em 2013 mas trabalhava e sempre recebia

    ResponderExcluir
  16. Eu queria saber se eu tenho direito de pegar o pis fui registrada em 2009 e fez 5 anos minha data de aniversário fou em janeiro mais nao tinha nada la por que e o que eu fasso sendo que eu fui na caixa pedir informações e nenhumas das fucionarias da caixa soberam me informar sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  17. Meu primeiro registro foi em dezembro de 2009 tenho direito ao pia esse ano

    ResponderExcluir
  18. Ola todo ano eu pego pis, mas so que no ano passado trabalhei apenas 18 dias com registro eu tenho direito a juros neste ano?

    ResponderExcluir
  19. tenho direito ao pis? minha carteira foi assinada em dezembro de 2009.

    ResponderExcluir
  20. Minha carteira foi assinada em agosto de 2009 e fui dispensado em Março de 2014 tenho direito a pis e quando vou poder receber

    ResponderExcluir
  21. Comecei a trabalhar com carteira registrada em 2009 e gostaria de saber se terei direito em 2014 ao pis

    ResponderExcluir
  22. Trabalhei o ano de 2011com registro em carteira meu rais ta regisyrado desde 2006

    ResponderExcluir
  23. trabalhei pela prefeitura até março era contrato. Depois fui pra uma empresa comecei trabalha em 27 de novembro mais a carteira só assinou dia 3 de dezembro de 2013.gostaria de saber se tenho direito ao pis.

    ResponderExcluir
  24. Fui registrada em 18 de novembro de 2009 sera que tenho direito em pegar meu pis?

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho varios registro em minha carteira um em 94 outro em 96,outro em 2000 e agora data certa 1 de agosto de 2010 já tenho direito.me responda por favor.Meu site adriana-preta2011@hotmail.com.Muito obrigada desde já,Ha sou domestica

    ResponderExcluir
  26. comecei a trabalhar dia 03/11/2009, tenho direito a receber o PIS ainda esse ano, ou só em 2015?

    ResponderExcluir
  27. bruna felix dos Santos18 de agosto de 2014 às 16:22

    Trabalhem em 2011e sair em 2012 tenho direito

    ResponderExcluir
  28. como eu faço pra sab q tenho direito eu fui assinada em 2008 tenho direito???

    ResponderExcluir
  29. Olá,gostaria de saber se um ex-militar tem direito a pis pois fiquei 4 anos na marinha mais no caso nao assinei carteira mas tinha o registro do pis/pasep

    ResponderExcluir
  30. Bom Dia! Gostaria de saber se tenho direito ao Pis, meu primeiro registo foi outubro de 2010

    ResponderExcluir
  31. Tenho a carteira desde 2005,mas fui registrada só em 2012,tenho direito ao pis?

    ResponderExcluir
  32. Meu primeiro registro foi em Novembro de 2009. Sendo que depois disso assinei em 2013 e 2014. Queria saber se tenho direito ao pis ? Ah , minha amiga teve o registro em 2009 também só que ela teve um abandono de trabalho em 2009 e uma justa causa que não lembro o ano? Ela tem direito tbm ?

    ResponderExcluir
  33. Meu primeiro registro foi em Novembro de 2009. Sendo que depois disso assinei em 2013 e 2014. Queria saber se tenho direito ao pis ? Ah , minha amiga teve o registro em 2009 também só que ela teve um abandono de trabalho em 2009 e uma justa causa que não lembro o ano? Ela tem direito tbm ?

    ResponderExcluir